Atividade fez parte da campanha Junho Verde e contou com a participação de crianças e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de plantio durante ação da campanha Junho Verde. (FOTO: Gio Schmidt – SECOM/PMTS)
Por Vera Sampaio
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) de Taboão da Serra realizou no dia 06/06 um mutirão de plantio em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). A ação contou com a participação de crianças e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura que plantaram na praça entre as ruas Ananias Carmerindo Pires e Marechal Artur da Costa e Silva, no Jardim Panorama, cinco árvores da Mata Atlântica: um araçá, dois palmitos-juçara, e uma gabiroba.
A atividade faz parte da campanha Junho Verde, voltada à conscientização e preservação ambiental, e do programa municipal Plantar & Cuidar.
“Nosso programa Plantar & Cuidar buscar arborizar a nossa cidade, sempre plantamos mudas nativas da nossa região e a gente faz isso com a população. Isso é muito importante porque as pessoas se apropriam desse plantio e o vandalismo vai ser muito menor. Outro significado muito importante é que fica na memória das pessoas e faz com que elas cuidem desse espaço”, explicou a subsecretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ferreira Ramos.
Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, a parceria com a SDUHMA é fundamental para que as pessoas se apropriem dos espaços onde vivem, principalmente os participantes do SCFV. O serviço desenvolve atividades com crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, de forma a promover os vínculos familiares e sociais, além de favorecer participação comunitária.
“Não adianta falar no meio ambiente e não pensar no seu território, no lugar onde você vive, e nós partimos desse princípio. Fizemos essa proposta com a SDUHMA para que nós trabalhássemos juntos, para que as crianças e os idosos se apropriarem dessa praça que está no seu bairro, próximo da sua casa e mudar o comportamento em relação ao espaço, seja no cuidado, no zelo, seja para combater o vandalismo e também para que tenham a responsabilidade de plantar e cuidar, fazer com que nossa cidade fique mais bela, mais saudável, mais limpa e mais agradável para todo mundo. Preservar o meio ambiente é um comportamento que a gente tem que ter todos os dias”, destacou o secretário Wagner Eckstein.
O prefeito Aprígio ressalta que a preservação do meio ambiente é realizada com ações. “Nosso Governo está empenhado em realizar ações efetivas para que Taboão da Serra seja uma cidade melhor hoje e para as futuras gerações. Precisamos ampliar as áreas verdes da nossa cidade, mas também trazer os moradores, dos mais jovens aos mais idosos para participar dessas ações. Só assim conseguiremos a reconstrução e a sustentabilidade que tanto desejamos para nossa cidade”, declarou Aprígio.