Parceria com a entidade Mamilos da Terra oferece rodas de conversa, plantio de hortas e reflorestamento para fortalecer a comunidade e o meio ambiente no Centro de Cultura e Esporte (CCE)

Reuniões do COMSEA acontecem toda última quarta-feira do mês, na rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama. (FOTO: SECOM/PMTS)

Por Lorena Trevisan, para o Portal O Alvo

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Taboão da Serra está realizando uma parceria com a organização social Mamilos da Terra, marca de ações que protagonizam o feminino e a ecologia, para o desenvolvimento do projeto socioambiental e de segurança alimentar e nutricional: Corpo-Terra e Mãos no Barro. A parceria procura tratar de segurança alimentar e pertencimento do território no município. No momento, está sendo realizada a primeira experiência do projeto no Centro de Cultura e Esporte (CCE), localizado na rua Fernando Pessoa, 580, Jardim das Margaridas, onde estão sendo feitos encontros semanais com os munícipes, às sextas-feiras, às 08h, para discutir as questões ambientais do bairro.

O projeto será realizado em duas partes. A primeira, Corpo-Terra, aborda o pertencimento ao território, tratando a questão emocional dos moradores referente ao seu bairro. A segunda parte, Mãos no Barro, irá trazer mais prática dentro da natureza, com plantio de hortas e reflorestamento da área.

As inscrições do projeto podem ser feitas no CCE Jardim das Margaridas, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. A meta é aumentar cada vez mais o número de participantes, para assim ser iniciada a segunda parte e, futuramente, levá-lo para outros bairros.

A Presidente do COMSEA, Dra. Marina Araújo, ressalta a importância de realizar a iniciativa na cidade. “Esse tipo de parceria é fundamental para o Governo Municipal, para a sociedade e para a comunidade, ainda mais em regiões desertificadas, periféricas e carentes. Estamos também atuando para um melhor conforto térmico da região”, destaca.

O prefeito Aprígio agradeceu a iniciativa do COMSEA e destacou que o compromisso com as questões ambientais é uma das marcas da gestão. “Estamos trabalhando, com cada vez mais frequência, as questões ambientais em Taboão da Serra. Inauguramos a Escola Livre de Educação Ambiental, que desenvolve ações de educação junto à população, aderimos à Agenda 2030 da ONU e, essa parceria louvável do COMSEA com a Mamilos da Terra vêm ao encontro das nossas propostas para uma Taboão da Serra cada vez melhor para essa e para as futuras gerações”, ressalta.

Mais sobre o COMSEA

O COMSEA trabalha assessorando o Governo Municipal na formulação de políticas públicas, e tem por objetivo principal o combate à fome e levar alimentação saudável à população. Nesse ano, além do nicho alimentício, o desenvolvimento sustentável também será uma vertente trabalhada, iniciando projetos que aproximem o público e que trabalhem a questão ambiental.

Além do novo projeto, também são realizadas reuniões mensais pelo conselho. Toda última quarta-feira do mês, o COMSEA se reúne na Secretaria Executiva dos Conselhos, localizada na rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, no Jardim Panorama. 

Serviço:

Projeto Corpo-Terra e Mãos no Barro

Quando: Toda sexta-feira, às 8h

Local: Centro de Cultura e Esporte (CCE) – Rua Fernando Pessoa, 580 – Jardim das Margaridas

Inscrição Gratuita

Telefone: (11) 4787-5328

COMSEA

Local: Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Secretaria Executiva dos Conselhos

Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Telefone: (11) 4138-8040

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *