Vacinação Infantil Terá Esquema Exclusivo com Injeção a Partir de Segunda-feira (04/11)
A partir de segunda-feira, 4 de novembro, o Brasil passará a usar exclusivamente a vacina injetável inativada contra a poliomielite (VIP) no esquema vacinal infantil, complementando as duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “ gotinha”. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que busca aumentar a segurança do programa vacinal seguindo critérios científicos e recomendações internacionais.
Com a atualização, o esquema vacinal contra a pólio será composto apenas por doses da VIP: uma dose aos 2 meses, seguida pela primeira por doses aos 4 e 6 meses, e uma dose de reforço aos 15 meses. A medida já é adotada em países como os Estados Unidos e algumas nações europeias, que também optaram pela substituição da vacina oral pela injetável.
A vacina oral, também conhecida como vacina Sabin, foi desenvolvida nos anos 1950 pelo microbiologista Albert Sabin e teve grande impacto no controle da poliomielite, especialmente no Brasil, onde se tornou símbolo das campanhas de vacinação através do personagem Zé Gotinha. Graças a essas campanhas, o Brasil conseguiu eliminar a poliomielite, sendo considerado oficialmente livre da doença desde 1994.
Em 1975, antes da vacinação em massa, quase 6 milhões de crianças nas Américas ficaram paralisadas devido à pólio. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989, consolidando o sucesso do programa de imunização com a VOP. O país conta com 47 anos de uso eficaz dessa vacina no combate à poliomielite desde sua introdução em 1977.
Apesar da queda nas coberturas vacinais nos últimos anos, em 2023 o Brasil conseguiu aumentar a taxa de vacinação contra a poliomielite para 86,55%, ante os 77,20% registrados em 2022. Com o vírus selvagem da pólio circulando atualmente apenas no Afeganistão e Paquistão, a poliomielite é hoje uma doença rara, e o Brasil segue comprometido com sua prevenção.
Novo Esquema Vacinal Contra Poliomielite
• 2 meses: 1ª dose (VIP)
• 4 meses: 2ª dose (VIP)
• 6 meses: 3ª dose (VIP)
• 15 meses: dose de reforço (VIP)