A academia é uma parceria do governo municipal com o governo estadual
FOTO: SÉRGIO HONÓRIO

Por Cléo Ramos

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Turismo instalou a Academia Adaptada no Parque Francisco Rizzo e já está em pleno funcionamento, e é a primeira do município. O espaço, ao ar livre, é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PCD), contando com equipamentos que apresentam biomecânica e oferecem conforto, além de praticidade, funcionalidade e versatilidade.

Há seis equipamentos instalados no local, todos adaptados: barra alta giratória tripla cadeirante; máquina de bíceps; máquina de puxador alta; máquina de supino; simulador de remo individual para cadeirante; e voador dorsal com peitoral. Para as pessoas com deficiência, os exercícios físicos melhoram a condição cardiovascular, aprimoram a força, a agilidade, a coordenação e a flexibilidade motora. Além disso, na esfera social a implantação de uma academia ao ar livre adaptada promove maior oportunidade de socialização e autonomia ao público PCD.

E ainda promove a inclusão social. Durante a prática, é possível unir pessoas diferentes em busca de mais saúde e qualidade de vida, e, para os deficientes físicos que enfrentam adversidades diariamente, é fundamental estar sempre em movimento.

“Os aparelhos permitem a realização de um treino efetivo para a mobilidade, a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos, são pensados especialmente para os cadeirantes e, muitas vezes, combinam mais de uma opção de movimento em um só equipamento,” Ressaltou Rogério Castro.

A prática nos aparelhos de academia ao ar livre proporciona um importante momento de sociabilização para os deficientes.

O atual Secretário de turismo da Cidade afirmou a nossa equipe que nestes espaços, os deficientes físicos  fazem amizades, compartilham histórias e trocam dicas para os treinos. ” Além disso, a sociedade passa a ter um contato mais próximo com as habilidades e capacidades dos deficientes físicos, acreditando muito mais em suas realizações,” finalizou Rogério.

Sérgio Honório é o administrador do Parque e informou que ao lado da academia para PCD, existe uma outra academia para todo o público, assim os munícipes podem se exercitar sem a necessidade de utilizar os aparelhos adaptados.

2 respostas

  1. Fazer atividade física combate a depressão e favorece a saúde e o bem-estar. E em meio a elas, chegou-se a um consenso geral que diz respeito aos efeitos, atividade física para saúde evita médicos e tomar remédios, logo logo estarei lá fazendo atividade física nesse lugar maravilhoso que é o parque Francisco Rizzo parabéns aos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *