Conheça a história de Rogério Castro, atual secretário de turismo de Embu das Artes
Por Cléo Ramos
Rogério Castro tem 44 anos é nascido em periferia, mora em Embu das Artes a mais de 36 anos, filho mais velho de Fátima Castro e do trabalhador honesto Geraldo Castro (hoje falecido), casado com Selma Castro e pai do Felipe e da ketlyn.
A realidade de Rogério enquanto criança e adolescente não foi diferente dos jovens periféricos, viu amigos, vizinhos e conhecidos entrar no mundo da criminalidade e isso criou em Castro uma vontade de fazer a diferença e o incentivou a ir em busca de um objetivo maior.
Fátima Castro embora tenha cursado até a sétima série, sempre foi uma grande liderança em sua comunidade, onde a mesma ajudou a fundar a Escola Novo Campo Limpo. Após a inauguração, Fátima passou a trabalhar como voluntária e após seis meses foi contratada e após anos se tornou espetora de alunos.
Rogério em busca de uma nova realidade encontrou nos estudos uma forma de mudar a sua vida, se agarrou nessa oportunidade, se graduando em Administração, MBA (Master in Business Administration) em estratégia empresarial e em controladoria, pós graduação em engenharia de qualidade e outra em psicologia organizacional, sendo todas as formações voltadas para empreendedorismo e gestão.
Castro trabalhou por 12 anos na rede de supermercados Faixa Azul, onde trabalhou com o vice Prefeito Hugo Prado, sendo contratado de início com o cargo de pacoteiro, fez plano de carreira e chegou ao cargo de supervisor geral. Ali também iniciou a vida política, embora também tenha trabalhado por 8 anos em uma industria em Osasco, sempre participou dos bastidores políticos de Embu, apoiando um candidato que o mesmo acreditava que pudesse fazer a diferença para a cidade.
Entre eles o próprio ex vereador e candidato a prefeito Milton do Faixa Azul e seus familiares, apoiou também a primeira eleição do Vereador Gilson Oliveira, entre outros. Em 2020 foi convidado pelo Prefeito Ney Santos através do vice prefeito Hugo Prado e o vereador Índio Silva a sair dos bastidores e lançar candidatura própria à vereança de Embu das Artes.
Embora sem recursos e pela primeira vez candidato Rogério recebeu 716 votos e consolidou 4 grandes lideranças que desde então ajudam da melhor forma possível os munícipes. Mesmo não eleito e com apoio de voluntários e amigos que acreditaram em seu projeto, Castro considera louvável o número de eleitores que depositaram sua confiança em seu desejo de fazer a diferença.
Após a eleição o Prefeito Ney Santos o convidou para administrar o Cemitério Jesuítas que estava em uma situação precária, deixada pela empresa que cuidava do local, Rogério enfatizou o apoio da equipe que o ajudou a resolver diversos problemas que ocorreram, durante a má administração da antiga instituição.
Sua competência e capacidade técnica foi surpreendente, com isso foi chamado pelo prefeito para coordenar a campanha da candidata à Deputada Federal e irmã do chefe do executivo Ely Santos. Castro pediu exoneração do seu cargo e ajudou a candidata a alcançar 94.000 votos, tornando Ely primeira suplente e com grandes possibilidades de assumir o cargo em breve.
Após a candidatura da Ely, Ney convidou Rogério para assumir a secretaria de Turismo, uma das pastas mais importantes da Cidade, onde o atual secretário se identificou de forma inimaginável, descobrindo que gestão é uma questão predominantemente nessa secretaria.