Prefeitos que buscam recursos conseguem avanços significativos, enquanto os que não o fazem enfrentam limites sérios de crescimento

As viagens do Prefeito taboanense em busca de verba para a cidade, tornam a administração municipal mais atuante e eficiente (FOTO: Instagram)
Por Cléo Ramos
As viagens do Prefeito Engenheiro Daniel a Brasília, se tornou de extrema importância para o município, pois permite buscar recursos federais, que trás um crescimento imediato para Taboão da Serra, além de fortalecer parcerias institucionais e defender os interesses do município diretamente com parlamentares, ministérios e órgãos do governo federal.
Embora seja algo novo para a cidade, os benefícios são imensuráveis. As viagens visam captar recursos, assim a cidade amplia e melhora de forma significativa, não só as obras que já estão em andamento, mas também setores essenciais do município, como a saúde, educação e segurança, entre outros.
A presença do Prefeito taboanense em Brasília, também é uma forma de apresentar necessidades reais, cobrar soluções e negociar diretamente com o governo federal, tornando a administração municipal mais atuante e eficiente. O que torna uma ação estratégica para acelerar conquistas e melhorias para todo o município.
Milhares de municípios do Brasil não arrecadam sequer o suficiente para manter suas próprias prefeituras e câmaras, dependendo de transferências obrigatórias ou de apoio externo. Sem articulação ativa em Brasília, muitos gestores relatam dificuldades para obter verbas, fazer obras ou expandir serviços, aumentando o risco de estagnação e vulnerabilidade social.
Municípios que cresceram após idas a Brasília
Em 2025, o prefeito de Rio das Ostras (RJ), Carlos Augusto, garantiu um reforço de R$ 30 milhões anuais para a saúde municipal após reuniões em Brasília, o que resultou em ampliação de hospitais, pronto-socorro e aumento direto na capacidade de atendimento.
Engenheiro Coelho (SP), após visitas do prefeito Pedro Franco a Brasília, conquistou 50 casas do Minha Casa, Minha Vida e acesso facilitado a programas federais para infraestrutura e habitação, acelerando o crescimento de moradias populares e parcerias para saúde e mobilidade.
Barra Bonita (SC), após viagem do prefeito Agnaldo Deresz, obteve recursos para asfalto rural, aquisição de veículos para saúde e transporte de estudantes, além de estreitamento de relações institucionais que impulsionaram obras e melhorias concretas.