Evento celebra dedicação de enfermeiros e profissionais da saúde, reunindo lideranças políticas, histórias inspiradoras e reconhecimento à categoria

Érica fez questão de lembrar que sua trajetória política nasceu justamente das dificuldades enfrentadas na assistência à saúde
Por Cléo Ramos/ colaboração Izabela Pereira
Na noite da última quinta-feira, 27 de maio, o CEMUR foi palco do tradicional Baile da Enfermagem de Taboão da Serra, uma celebração que reuniu profissionais da saúde, autoridades e convidados em um ambiente de confraternização e reconhecimento à categoria. Organizado pela vice-prefeita Érica Franquini, o evento contou com o apoio de diversas secretarias municipais, empresários e membros da sociedade civil, consolidando-se como uma das edições mais bem estruturadas dos últimos anos.
Érica Franquini, que também é enfermeira, destacou o envolvimento coletivo na organização do baile. Ela ressaltou o apoio do secretário de Saúde, Dr. Ailton, do prefeito Daniel, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura, da escola de gastronomia, da primeira-dama Camila do Fundo Social, além de outros secretários, vereadores e empresários locais. “Esse baile, para mim, em questão de apoio, foi um dos melhores. Vocês viram a quantidade de brindes que tem lá. E a enfermagem está aqui, graças a Deus”, afirmou a vice-prefeita.
Ela lembrou ainda das dificuldades enfrentadas na assistência à saúde quando atuava como auxiliar de enfermagem, e como essas experiências motivaram sua entrada na política. “A maior dificuldade era a parte assistencial mesmo, principalmente naquela época, em que a saúde era muito precária. Eu quis entrar na política porque tentava fazer a diferença e não conseguia”, contou. Segundo Érica, a ideia do baile surgiu da necessidade de oferecer algo especial para a categoria, que tradicionalmente recebia apenas cafés da manhã e palestras durante a Semana da Enfermagem. “A enfermeira trabalha muito, em dois empregos. Aí tive a ideia, junto com a Selminha, de fazer um baile. Ela amou e começamos eu, a Selminha, a Janete e a Toquinho a organizar esses bailes”, relembrou. Sobre o futuro da categoria, Érica afirmou que há reivindicações em estudo, como a equiparação dos auxiliares de enfermagem aos técnicos, já praticada em outras cidades.

Entre as figuras mais respeitadas da rede municipal está a enfermeira Toquinho, que há mais de 40 anos dedica sua vida à profissão. Ela fez questão de ressaltar o sentimento de gratidão que permeia a enfermagem. “Eu sempre ajudei a escolher as funcionárias mais antigas, mais dedicadas. Aprendo com todos vocês, todos os dias, com criança, com vizinho, com os profissionais. Tenho gratidão eterna”, declarou. Aposentada da Prodesp, Toquinho soma 28 anos de atuação em Taboão da Serra, especialmente no Akira e na clínica de DST, onde trabalha há 12 anos. “No dia a dia, não temos esse contato. Isso aqui é um momento de agradecimento, de gratidão e de reforçar a família”, disse, elogiando a dedicação da vice-prefeita Érica.
O secretário de Comunicação, João Menezes, também esteve presente e destacou a importância do baile para a cidade e para os profissionais da saúde. “Esse baile é muito importante, principalmente pra cidade. A vice-prefeita teve essa ideia maravilhosa. É um momento para tirar um pouco da pressão, da carga de trabalho dos enfermeiros. Esperamos que, nos próximos anos, possamos ampliar ainda mais, não só para a enfermagem, mas também para a educação, esporte e outras áreas”, afirmou.
A enfermeira Isabel Bispo da Silva, que acaba de assumir um novo desafio profissional no SAMU, também participou da celebração. Após quatro meses como diretora da UBS Salete e três anos à frente do Centro de Referência à Saúde da Mulher, Isabel se prepara para atuar na área de urgência e emergência, setor em que já possui ampla experiência. “A vida é um aprendizado diário. O bom da vida é isso, o conhecimento. Estou animada com a expectativa de trabalhar no SAMU, já atuei oito anos com urgência e emergência e gosto muito”, disse. Sobre o baile, Isabel destacou a importância de momentos como esse para a valorização dos profissionais da enfermagem. “Está maravilhoso. A gente precisa desse momento de ser lembrado, de receber atenção. O Dia da Enfermagem é todo dia, mas é bom quando alguém olha pra gente com outros olhos”, avaliou.
A vereadora Thamires, filha da ex-vereadora Rita de Cássia, a conhecida Rita da Saúde, também fez questão de prestigiar o evento e homenagear os profissionais da enfermagem. “É uma festa maravilhosa, principalmente para nossos profissionais da saúde, que cuidam de vidas. É uma forma de transmitir nossa gratidão. Espero que possamos realizar eventos assim em outros departamentos também”, afirmou. Thamires, que herdou da mãe a bandeira da saúde, falou sobre os desafios de ingressar no Legislativo e de manter o legado familiar. “Sempre trabalhei lado a lado com minha mãe. Hoje, assisto esse legado e espero atender à expectativa da população, honrando não só o nome deles, mas a história da minha mãe”, declarou.
O Baile da Enfermagem de 2025 reafirmou o compromisso de Taboão da Serra com a valorização dos profissionais da saúde, promovendo integração, reconhecimento e respeito a quem dedica a vida ao cuidado da população.



