Evento aconteceu dos dias 21 de julho a 02 de agosto, e delegação taboanense se apresentou com mais de dez coreografias nos palcos de Santa Catarina

Alunos da Escola de Bailado se apresentaram em Santa Catarina no Festival de Dança de Joinville. (FOTO: Sara Nellye – PMTS)
Por Cris Guerra
Entre grupos de dança de todo o país que competiram durante o Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, Taboão da Serra conseguiu se destacar e chegar ao pódio em terceiro lugar na modalidade neoclássico conjunto. A coreografia que garantiu esse espaço de honra foi a No Silencio de Nossas Mentes, assinada pela professora, bailarina e coreografa Daiane Camargo.
“Receber essa premiação no maior festival de dança do mundo não é apenas uma vitória simbólica, é a confirmação de que todo o esforço, entrega e paixão que eu, a Daiane Camargo e os demais professores colocamos diariamente na formação dos nossos bailarinos e bailarinas tem gerado frutos verdadeiros, é Grupo Especial, dizendo ao mundo que Taboão da Serra tem arte, tem potência e tem um futuro brilhante na dança,” diz o professor Thiago Aprazy.
As apresentações competitivas do festival começaram no dia 21 de julho e seguiram até o dia 2 de agosto, ao longo de nove noites. Com 843 coreografias de eventos competitivos apresentadas em oito gêneros de dança: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado. Foram mais de 956 grupos participantes, vindos dos 26 estados e 5 países, divididos em categorias conforme a idade dos bailarinos.
“Tive muitas oportunidades de participar de concursos de bandas e festivais, e sei como é muito honroso sair com uma premiação depois de tanto suor. Envolve muito trabalho, muita dedicação e entrega para a gente poder estar no palco e dar o nosso melhor para quem assiste. Gostaria de expressar aqui todo o meu carinho, respeito e, acima de tudo, o orgulho que tenho como taboanense em ter nossas bailarinas e bailarinos, representando a nossa cidade de forma tão brilhante,” comenta com emoção o secretário de Cultura, Maestro Edison.
A Escola de Artes Municipal também levou mais coreografias e remontagens de Thiago Aprazy e Daiane Camargo para encantar os palcos em Joinville, entre elas os solos de Lara Barioni, Sofia Barbieri, Amanda Cabral, Kemilly Almeida, Samara Alencar, Isabela Brollo, Soraya Martins e do bailarino Erick Barbosa, que além de seu solo, também subiu ao lado de Ana Julia para apresentarem um pas de deux encantador.
“Parabéns, por cada ensaio, cada passo e toda a dedicação que transformaram esse sonho em realidade. Vocês são o verdadeiro exemplo de talento e superação! Também parabenizo os professores e coreógrafos Daiane Camargo e Thiago Aprazy pelo trabalho brilhante que guiou nossos artistas até essa grande conquista,” parabeniza o prefeito, Engenheiro Daniel.
O Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo e realizou sua 42ª edição. Uma conquista em um espaço como esse nos enche de alegria e orgulho por esses artistas que levaram o nome de Taboão da Serra para os holofotes.