Imunizante é aplicado em crianças com 12 meses como reforço e amplia proteção contra as formas graves de meningite bacteriana

Vacina meningocócica ACWY está disponível nas 14 UBSs de Taboão da Serra para aplicação em crianças com 12 meses. (FOTO: RICARDO VAZ – SECOM/PMTS)
Por Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a aplicação da vacina meningocócica ACWY em crianças com 12 meses, como reforço e em substituição a vacina conjugada meningocócica C. A alteração no calendário vacinal foi feita pelo Ministério da Saúde e faz parte das Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, proposta pelo Governo Federal.
Para receber o imunizante é necessário comparecer em uma das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e apresentar cartão do SUS, caderneta de vacinação e documento oficial.A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal) que pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo a última mais grave.
A vacina meningocócica ACWY protege contra as meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y, além de também ser uma estratégia para o combate às infecções por pneumococo, Haemophilus influenzae e estreptococo do grupo B.
Dr. Ailton Bogalho Júnior, secretário de Saúde, destaca que vacinar é uma medida essencial para proteger. “A meningite bacteriana é uma doença grave, que pode causar sequelas permanentes e até levar à morte, especialmente em crianças pequenas. Por isso, reforçamos a importância de manter a vacinação em dia e seguir o calendário vacinal corretamente. As vacinas disponíveis no SUS são seguras, gratuitas e estão à disposição nas UBSs. Proteger os pequenos é um compromisso de todos nós.”, declara.
De acordo com a Nota Técnica Nº 77/2025-CGICI/DPNI/SVSA/MS, a criança que já recebeu o esquema primário e o reforço com a vacina meningocócica C (conjugada), não precisa receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada). Já os pequenos que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, poderão recebê-lo até 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias.
Serviço:
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)Vacinação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h