Representantes e autoridades debateram ações coletivas

5ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial aconteceu em Barueri com a presença da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Taboão da Serra e o Conselho da Igualdade Racial (Foto – Julio Fonseca)
Por Rebeca Motta
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Taboão da Serra, por meio do seu Conselho da Igualdade Racial, participou da 5ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, no sábado, 05, no Centro de Eventos de Barueri.
O evento teve como foco o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, dividido em três principais eixos temáticos: Democracia, Justiça Racial e Reparação.
No eixo Democracia, foi discutido o papel da democracia na promoção da igualdade racial e caminhos para o fortalecimento das instituições democráticas a fim de garantir os direitos da população negra.
No eixo Justiça Racial, a discussão envolveu a criação de sistemas e políticas que garantam oportunidades iguais e tratamento justo para todos, independentemente da raça.
Já no Eixo Reparação, o público precisou avaliar a importância da reparação histórica para a população negra e como a sociedade deve trabalhar para promover a igualdade entre todas as pessoas.
Durante o encontro, representantes da sociedade civil e autoridades discutiram e propuseram ações coletivas que serão encaminhadas para a etapa estadual, além da eleição dos delegados que representarão a região.
“Este momento crucial visa promover um debate profundo sobre as questões de igualdade racial, buscando soluções efetivas e inclusivas para a comunidade”, disse professor Moreira, secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Taboão da Serra.